terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Espelho meu, existe alguém mais vaidosa do que eu?

Por  Mayanara Cavalcante


“Espelho, espelho meu, há no mundo alguém mais bela do que eu?”, essa é uma das frases mais conhecidas das histórias de fantasia de todos os tempos. Pronunciada pela bruxa que perseguia a Branca de Neve e que passa a história inteira bolando um jeito de matá-la por saber que a menina era a mais bonita de todo o reino.

Nos nossos dias, nós mulheres, também temos travado uma luta incansável, não contra a Branca de Neve, mas contra um pecado chamado de VAIDADE. “Vaidade é algo ‘vazio, fútil, vão ou algo inútil’; é um orgulho efetuado que alguém tem de sua aparência (no sentido do amor pela beleza)”. Por causa da ditadura da beleza que o mundo tem tentado nos impor, nós mulheres, temos vivido uma vida oprimida quando gastamos grande quantidade de dinheiro por uma busca incessante de sempre estar mais e mais bonitas. Ficamos deprimidas se não temos aquele rostinho de “Barbie” ou se as nossas roupas estão um pouco fora de moda. Trabalhamos arduamente só para pagar as dívidas que temos em salões de beleza, lojas e milhares de outras coisas que achamos nos fazer mais belas e a fim de que chamemos a atenção para nós mesmas. Constantemente nos comparamos a outras mulheres em todos os lugares, agindo sem sabedoria, pois a Bíblia fala em provérbios 31.30: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.”.

Viver uma vida de vaidade é uma perda de tempo, pois quando chegarmos aos nossos 60 anos perceberemos que todo esforço e luta pra permanecermos lindas e belas terá sido inútil. Batalha perdida, amiga! Você pode “puxar” o quanto quiser e conseguir; pode cortar, pintar, costurar, preencher, mas confie em mim, existe algo chamado tempo e ele chegará para todas nós! Com isso precisamos ter a mente no que de fato importa, algo que é eterno, que nem o tempo e nem ninguém consegue apagar: o amor por Jesus, o relacionamento com Ele e uma vida que reflete o caráter do Único que eterno e digno.

Em 1 Timóteo 2.9-10 Deus fala: “Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus.”. Nossas roupas devem ser modestas e discretas, só que eu e você sabemos que o mundo tem pedido cada vez mais roupas curtas, cheias de decotes, a mostra de cada vez mais partes do corpo. As mulheres que assim se vestem acreditam que ficam mais atraentes, daí duas coisas podem acontecer: a primeira é que os homens que se aproximam delas pelo modo provocante que elas se vestem vão olhá-la como elas mesmas tem se mostrado: como um pedaço de carne. Eles dificilmente as olharão pelo que elas são! A segunda é que você, crente em Cristo, que assim se veste pode ser ingênua ao não perceber o quanto provoca seus irmãos em Cristo. Mas talvez isso ocorra porque lá no fundo o seu coração é sensual, o que precisa de arrependimento e mudança. Como é bom ver mulheres que se vestem de forma linda e discreta ao mesmo tempo! Mas aí você pode se perguntar o que é se vestir assim. Que nem disse uma grande mulher de Deus chamada Martha Peace: “Se você tem de perguntar quão justa a peça está, sobre o decote e o comprimento, então o mais provável é que não se trata de uma roupa modesta.”.

Devemos nos lembrar de Sara, ela é um ótimo exemplo! A bíblia diz que ela era uma bela mulher, mas o que ela deixou de legado para nós foi o seu espírito piedoso, sendo submissa e respeitosa para com o seu marido. Em 1 Pedro 3.5-6 temos: “Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. Elas se sujeitavam a seus maridos, como Sara, que obedecia a Abraão e lhe chamava senhor. Dela vocês serão filhas, se praticarem o bem e não derem lugar ao medo.”. Minhas irmãs, devemos ser conhecidas por nosso relacionamento com Cristo, pelo nosso amor incontido por Ele, por nossas boas obras, frutos desse relacionamento. Não vale a pena, e eu digo isso com muita convicção, passar uma vida inteira em busca de estar sempre bela. Primeiro porque se você, assim como eu, sonha em casar, saberá que chegarão dias em que nem a melhor das maquiagens e das roupas darão jeito na sua aparência se o seu espírito não estiver bem. Lá em provérbios 15:13 diz: “A alegria do coração transparece no rosto…”, então o seu coração a fará mais linda todos os dias para o seu marido e não toda a sua maquiagem. E segundo, e mais importante, porque quando morrermos e encontrarmos Jesus, Ele não nos perguntará qual a nossa marca de roupa, maquiagem e calçados preferidos. Antes, prestaremos conta do fizemos aqui na Terra, porque lemos em RM 14:12 as seguintes palavras: “assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.”. E por fim, queria adverti-las que não sou nenhuma fanática alheia a beleza, não! Não acredito que uma mulher que não usa maquiagem ou que se veste com burcas agrada mais a Deus do que as outras. Acredito no equilíbrio e na liberdade que só Cristo dá! Não vejo problema nenhum em se vestir de forma bonita e discreta, ou em usar outros adornos. O problema é quando essa busca por beleza se torna vaidade. Devemos desfrutar da liberdade que Deus nos deu e procurar honrá-lo em todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário