sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

E como vencer a carne?

Por Anderson Paz


A carne não pode ser de forma alguma ignorada. Nossa batalha contra ela deve ser levada a sério, pois a inclinação da carne é morte e inimizade contra Deus, e os que estão nela não podem agradá-lo (Rm. 8:5-8). A carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne (Gl. 5:17). Nessa batalha só temos uma opção: “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis” (Rm. 8:13).


E como vencer a carne? Ora, Paulo nos responde a essa pergunta ao dizer:“Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl. 5:16). Mas, o que é andar em Espírito? Ora, não precisamos nos aprofundar em dizer isso inclui uma vida de oração, tendo em vista que o próprio Senhor Jesus nos ensinou que devemos orar pedindo ao Pai que não nos deixe cair em tentação, mas livre-nos do mal.

O que quero destacar aqui neste texto é uma característica do andar em Espírito que nem sempre é lembrada. Paulo afirma que os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm. 8:8), e a carta aos Hebreus nos diz que sem fé não se pode agradar a Deus (Hb. 11:6). Partindo dessas duas declarações, podemos dizer que andar na carne é não andar por fé, e logo, andar por fé é andar em Espírito.

Estamos numa batalha pela fé. No fim de sua vida, Paulo dizia que havia guardado a fé. Ela precisa ser guardada e cultivada. E como se alimentar a fé? A fé nasce e se alimenta quando ouvimos a pregação, a proclamação da verdade (Rm. 10:17). Precisamos escolher a cada dia nos alimentarmos da Verdade, para que tenhamos fé suficiente para obedecer os mandamentos do Senhor. É por fé que obedecemos.

Paulo, antes de falar sobre a luta da carne contra a carne, se dedica a dizer aos seus leitores que a obra de Cristo na cruz nos fez livres do domínio do pecado (Rm. 6). Paulo prega que fomos unidos a Cristo pelo batismo, de tal forma que com Ele foi sepultado o nosso velho homem, aquela condição de escravo do pecado, e ressuscitamos para viver uma nova vida com Cristo. De sorte que não devemos nos apresentar mais ao pecado para o servir, mas sim a Deus. Paulo se ocupou em anunciar a obra na cruz, para depois falar de nossa luta contra a carne.

Precisamos alimentar a nossa fé, precisamos ouvir a verdade acerca de Jesus, sua vida e sua obra, lembrar que Ele não apenas nos livrou da condenação do pecado, mas também do domínio do pecado, e hoje temos tudo que nos é necessário para vivermos em santidade. Conscientes de que já ressuscitamos com Ele, façamos morrer tudo o que pertence a nossa natureza terrena (Cl. 3:1-4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário