quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Leitura diária


Como Ser Ouvido
Por Robert J. Tamasy


Vivemos em um mundo barulhento. A competição por nossa atenção é infindável e implacável: rádio, TV, iPhones, programas de entrevistas com pessoas gritando umas com as outras... Mesmo comunicações silenciosas tiram nossa concentração: emails, Internet, SMS's. É espantoso que consigamos dar conta do trabalho com tanta distração!

Diante desses obstáculos, como podemos atrair a atenção de alguém? É um problema que não tem solução fácil. “Grite mais alto. Seja rude e interrompa. Faça algo ousado e bizarro. Talvez desconecte o computador da pessoa". Lembra-se do “combata o fogo com fogo”? O lema de hoje parece ser, “combata barulho com barulho”.

E, quando todos parecem estar falando de uma maneira ou de outra enquanto ninguém está ouvindo, causa surpresa que nos digam, e até mesmo prometam, que existe um lugar onde somos sempre ouvidos: o Trono celestial de Deus!

A Bíblia nos assegura que o Deus do Universo ouve nossas orações individualmente e as responde: “Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, Ele nos ouvirá. E se sabemos que Ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que Dele pedimos” (I João 5.14-15).

Quando buscamos nos comunicar com Deus, jamais somos colocados “em espera”, nem precisamos deixar mensagem na caixa postal, ou obtemos sinal de ocupado. Esta é a promessa Dele. E não precisamos nos recolher a uma igreja ou local religioso: podemos falar com Deus em qualquer lugar, a qualquer hora e sobre qualquer assunto!

Os negócios sofreram reviravolta negativa? Fale com Deus sobre isso. Você está pensando em mudar de carreira? Pergunte a Deus o que Ele acha. Dificuldades com finanças? Peça ajuda de Deus. Seu chefe é difícil? Queixe-se com Deus. Veja o que a Bíblia diz sobre o falar com Deus:

Deus ouve as orações dos que O seguem. Um dos requisitos para se aproximar de Deus em oração é ser membro da Família Dele – os que foram justificados com Ele através de Jesus Cristo. “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os Seus ouvidos estão atentos à sua oração” (I Pedro 3.12).

Deus ouve quando pedimos sabedoria. Uma coisa que empresários e profissionais precisam desesperadamente é sabedoria, e Deus prontamente a dá quando solicitada. “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida” (Tiago 1.5).

Deus ouve as orações dos que confiam Nele. Uma das piores coisas que podemos fazer é pedir ajuda de um amigo e duvidar que ele nos ajude. Com Deus acontece o mesmo. “E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão” (Mateus 21.22).

Deus ouve as orações com motivação correta. Um tipo de oração que Deus rejeita é aquela baseada em desejos e motivos egoístas. “Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres” (Tiago 4.3).

-----
Questões Para Reflexão ou Discussão
1.    Você já se sentiu frustrado ao tentar se comunicar com alguém? Como é essa experiência para você?
2.    Como você lida com “barulho” em sua vida, recursos e informações que competem por sua atenção?
3.    O que significa para você a promessa de que Deus é Pessoal, ouve todas as suas orações e as responde?
4.    No trabalho, fazemos planos, reuniões e consultas a colegas confiáveis. Mas você gasta tempo orando em favor do seu trabalho, decisões, necessidades e pede orientação? 
Desejando considerar outras passagens da Bíblia relacionadas ao tema, sugerimos: Provérbios 3.5-6; Mateus 7.7-8; Efésios 3.20; Colossenses 4.2; 1Tessalonicenses 5.16-17.

-----
Texto de Robert J. Tamasy, vice-presidente de comunicações da Leaders Legacy, corporação beneficente com sede em Atlanta. Georgia, USA.  Com mais de 30 anos de trabalho como jornalista, é co-autor e editor de nove livros.Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)
----- 

Você pode assinar o Maná de Segunda aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário