sábado, 4 de agosto de 2012

A graça do arrependimento


Há momentos em que me surpreendo com a capacidade humana de complicar as coisas simples do Evangelho. Já faz algum tempo que li um texto em que o autor respondia à pergunta sobre a diferença entre o Evangelho da Graça e o Evangelho do Reino. No texto, o autor afirma que Evangelho da Graça é o pregado pelos cristãos hoje, que não deve ser confundido com o Evangelho do Reino, o qual será pregado a chamada Grande Tribulação. Ora, fiquei a me perguntar: De que lugar da Bíblia essa diferença saiu? Pergunto isso pois, quando olho para as Escrituras, vejo claramente que o Evangelho da Graça e o Evangelho do Reino são a mesma coisa.



É um maravilhoso favor imerecido (Graça) saber que fomos transportados do império das trevas para o Reino do Filho de Deus. As Boas Notícias (Evangelho) da Graça são as Boas Notícias do Reino de Deus. E essa é a proclamação de Paulo em Cl. 1:13-14:

“Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados”.

O Reino de Deus é onde a vontade de Deus é feita. É por isso que oramos “venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mt. 6:10). Assim como no céu a vontade de Deus é feita de modo pleno e absoluto, ela também deve ser feita aqui.

É importante lembrar que éramos inimigos de Deus (Rm. 5:10), filhos da ira e da desobediência (Ef. 5:1-3), rebeldes contra o Reino de Deus. Contudo, apesar de sermos uma facção rebelde, Deus nos oferece uma condição de paz, através de Jesus. O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele (Is. 53:5), e pela fé nEle temos paz com Deus (Rm. 5:1). E a única possibilidade de nos reconciliarmos com Deus, recebendo a obra de Jesus na cruz, é nos rendendo incondicionalmente ao Seu Reino.

É por tudo isso que Jesus pregava “arrependei-vos porque é chegado o Reino de Deus”, e enviou seus discípulos a pregarem “o arrependimento para perdão de pecados a todas as nações” (Lc. 24:47). O Senhor nos convoca a deixarmos o estado de rebelião ao nos render ao Reino. Isso é arrependimento.

O Evangelho é simples. Graça é poder estar no Reino de Deus. Como é bom saber que o Pai, em Seu Filho Jesus, me apresenta a possibilidade de me arrepender, rendendo-me ao Seu Reino, à Sua vontade. Que maravilhosa graça! É por ela que sou salvo.

Em Cristo,

Nenhum comentário:

Postar um comentário