terça-feira, 19 de junho de 2012

Xadrez: como, quando e porquês

Uma camisa xadrez básica é uma peça que nunca sai de moda, e o xadrez já está em alta ha algumas temporadas, mas vocês sabem as diferenças?! Eu tive essa dúvida, e então resolvi solucioná-la pra quem mais a tiver.



As estampas geométricas fazem parte da história humana, no Ocidente a origem da estampa xadrez pode ser encontrada já na Idade do Ferro (700 a 50 a. C.), foi no Norte da Europa, mais especificamente nos pântanos da Alemanha e da Dinamarca que escavações arqueológicas descobriram vestígios de sacrifícios humanos nos quais foi possível identificar as padronagens têxteis das roupas das vítimas. Eram quase exclusivamente de tecidos xadrez em fio de lã. Na padronagem da estamparia, existem 6 tipos de xadrez. Saiba quais são:


Tartã ou Tartan: Geralmente na cor vermelha e com quadrados grandes ou médios. É símbolo das famílias tradicionais da Escócia. É popularmente conhecido como "xadrez lenhador".


Madras: Padronagem delicada, marcada por tecidos leves e linhas coloridas. Tradicional da Índia.


Burberry: É marca registrada da grife de luxo britânica, aparecendo como ''revestimento'' de casacos e bolsas Burberry, além de perfumes e acessórios.


Pied-de-poule: Popularizado por Coco Chanel, a padronagem desta estampa lembra um pé de galinha. O tem três pontas, ao contrário do pied-de-coq (pé de galo) que tem quatro.


Príncipe de Gales: Perfeito para roupas de alfaiataria graças a predominância de cores sóbrias, como cinza e preto.


Vichy: Padronagem de quadrados pequenos, aparece bastante em aventais e toalhas de mesa. Os tons costumam ser vermelho, branco e preto. Esse é o xadrez "pic-nic".

Agora que vocês conhecem os tipos de xadrez existentes, seguem algumas fotos para inspirar os próximos looks!












---
Post adaptado desse aqui.
Fotos: Reprodução/Google

Um comentário: